quarta-feira, 9 de maio de 2012

O CASAL DE CANÁRIOS


Uma loja de animais, situada no centro de uma cidadezinha de interior, era famosa por sua imensa quantidade de aves. Eram papagaios, periquitos, canários, cardeais, caturras, além de muitas outras, todas as espécies prontas para serem conduzidas ao lar do comprador. As gaiolas eram divididas de acordo com a espécie, estando, na mesma gaiola, machos e fêmeas. 
      Nessa situação, houve a formação de um casal de canários que viviam juntos na gaiola, e ali surgiu um romance entre esses dois animaizinhos. Estes viviam, aproveitavam o tempo juntos, era o exemplo perfeito de um casal de namorados muito apaixonados. Passava o tempo, e o casal de canários dividindo a gaiola, aumentando o amor entre eles; e assim foi por vários dias. Até que, certo dia, chegou um cliente que queria um canário.
      Quando a vendedora se aproximou, o coraçãozinho deles começou a bater mais forte, pressentiam que poderiam ser separados. Nisto, a vendedora pega a fêmea, enquanto o macho, fica se agitando, sem poder fazer nada, observando sua amada partindo, tendo a certeza de que dificilmente se encontrarão novamente. O canário macho ficou lá sofrendo, com a dor da solidão, já não cantava mais, como antes, seu canto alegre mudou para um de tristeza. Enquanto isso, a fêmea, em seu novo lar, sofria em silêncio, sentindo falta de seu companheiro; mal comia, não tinha a mesma alegria de antes. E foi assim, num descuido de José, o comprador, que deixou a porta da gaiola aberta, que o animalzinho, sem pensar duas vezes fugiu, na esperança de reencontrar seu amado. Mas como ela não comia, estava triste, ficou sem forças e, de repente foi-se de encontro ao chão; via, então, um gato aproximar-se, rapidamente. O canário não conseguiu escapar das unhas e dentes do gato, e, assim, acabou devorado com voracidade.
      O filho do seu José, triste com a perda do canário, chorava muito. José resolveu fazer uma surpresa pro filho, indo à loja e comprando outro bichinho. Quando o canário macho viu o José ficou mais alegre, sentia que ali estava a oportunidade de ir pra perto de sua amada, acreditando que ela poderia estar precisando de companhia. E lá se foi, o canário macho, cantando feliz por estar indo pra perto de sua querida companheira.
Quando chegou lá, o filho do seu José ficou muito feliz, com seu bichinho novo, porém o canário ficou muito triste ao ver a gaiola vazia, constatando que sua parceira não estava lá. A alegria que tinha voltado, transformou-se em melancolia, ainda mais quando ouviu que sua linda companheira havia sido devorada por um gato. Chorava triste pelos cantos da gaiola, sofria demais ao se lembrar dela, vendo que não poderia mais dar carinho e amor a ela, percebendo que pôde aproveitar pouco durante o tempo que esteve ao lado dela. O canário acabou morrendo de tristeza por não ter mais a alegria para viver, a sua amada e querida companheira.


MORAL:      Casos como esse acontecem com pessoas, na vida real, que não dão valor às outras enquanto convivem com elas, e só as valorizam quando as perdem. Por isso, não deixe de expressar seu amor, carinho e gratidão às pessoas enquanto estas estão em seu convívio. Não sinta vergonha de chamar os pais e dizer: Eu amo vocês. Não deixe de dizer a um amigo o quanto importante ele é, não se esqueça de dizer à(ao) amada(o) o quanto você a(o) ama. Não sinta vergonha de amar, mostre seu amor enquanto há tempo, nunca esqueça que amanhã pode ser tarde demais!

5 comentários:

  1. Belo texto André! Ótima reflexão. Siga escrevendo.

    Abraços

    Frederico da Luz

    http://fredericodaluz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Frederico... É muito bom receber apoio de amigos, isso incentiva a cada vez acreditar mais em nosso trabalho!
      Abraço.

      Excluir
  2. Que bom encontrar textos q refletem valores André. Tbm acho q na correria da vida não podemos perder nossa humanidade e tu consegues demonstrar isso de maneira clara e sensível. Persista sempre e um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, professora. É muito gratificante receber apoio de pessoas que passaram pela minha vida de forma tão positiva.
      Abraço.

      Excluir